domingo, 29 de janeiro de 2012

Internet cria cultura horizontal no mundo da informação

Internet cria cultura horizontal no mundo da informaçãoAtravés de um link digital direto de Madri, onde mora, o urbanista italiano Domenico Di Siena participou, na tarde deste sábado (28), do último painel do Conexões Globais 2.0 – evento integrado ao Fórum Social Temático que acontece na Casa de Cultura Mário Quintana. Em sua participação, afirmou que a internet e as redes sociais fazem despontar um novo tipo de ator social e uma cultura de horizontalidade nas organizações. “A relação entre consumidor e produtor está mudando e observamos isso de forma muito clara no que diz respeito à informação”, observou.
Domenico defende que os cidadãos utilizem as redes digitais para se organizar e incidir sobre a vida cotidiana das cidades, que muitas vezes possuem estruturas administrativas fechadas. “Nos bairros, o que nos oferecem são apenas serviços, sem a possibilidade de participação nos processos da cidade”, comentou.
Para o arquiteto, é preciso “organizar a cidadania desde baixo” e não ficar esperando por soluções prontas elaboradas por “especialistas” do poder público. “No lugar de esperar respostas concretas de cima, devemos pensar nas soluções de baixo”, comparou.

Por Samir Oliveira

Photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As mais acessadas do Paralelo


10px 10px;">Insira a data de nascimento

Esta ferramenta gratuita é fornecida por Recados Animados - Click Grátis